quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Inscrições Abertas até 16/08! Ventilação Criativa 2/4 com Ângelo Madureira

Quando?
23 e 30 de agosto (sextas-feiras) das 15 às 18h
Local: CRD – Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo.
Baixos do Viaduto do Chá s.n., Galeria Formosa – Centro CEP 01037- 000 São Paulo
Inspirado nos movimentos das danças populares brasileiras, Ângelo Madureira utiliza um conceito criado por ele denominado de passo-patrimônio (coleção de habilidades de um corpo) que utiliza como ponto de partida as habilidades patrimoniais das danças populares brasileiras, para formação em dança.
O encontro tem como proposta vivenciar a dança na sua forma mais pura, onde o desejo de mover o corpo são estimulados por ritmos e sonoridades, promovendo um espaço de troca sobre os patrimônios de habilidades, experiências, e memórias dos corpos presentes.
Público-alvo: Artistas da cena
Inscrições até dia 16/08 pelo link https://forms.gle/UdnvefniKHhGzGW7A
Os selecionados serão informados por e-mail dia 20/08.
Ventilação Criativa: uma série de 4 encontros teórico-práticos com artistas convidados para compartilhamento de princípios e procedimentos criativos.



Ângelo Madureira

Membro da família Madureira, tradicional família de artistas de Recife, iniciou sua formação em dança com três anos, na vivência do dia-a-dia com os artistas populares e com sua família. Durante sete anos foi solista do Balé Popular do Recife, participando de turnês pelo Brasil, EUA, França, Holanda, Bélgica e Canadá, entre outros países. Em 1995, assumiu a direção e a coreografia do Balé Popular do Recife. Em 1997, foi convidado a ingressar no Grupo XPTO, em São Paulo, onde participou como intérprete e coreógrafo de Buster, O Enigma do Minotauro, Coquetel Clown e Além do Abismo. Em 1998, ganhou a Bolsa de Pesquisa Rede Stagium, com a qual produziu seu primeiro solo, Delírio. Com Ana Catarina Vieira, aprofundou seus conhecimentos de balé clássico, e a partir de 2000, iniciou o processo de pesquisa de linguagem que resultou nos espetáculos que criaram juntos. Produziu, criou e dirigiu ao seu lado mais de dezenove obras e receberam dois prêmios APCA 2003 e 2007, incentivos de instituições e empresas como Petrobras, SESC, Itaú Cultural, Funarte, Caixa Cultural, Prefeitura da Cidade de São Paulo, entre outros. Com carreira internacional seus trabalhos já foram apresentados em Berlim, Croácia, Portugal, Panamá e Nova York, participando de importantes festivais nacionais e internacionais. Em 2011, realizou na Croácia, uma coprodução internacional com o Festival Internacional Perforacije, onde foi criado o espetáculo “Nafta”, apoiado com recursos da União Européia, tornando-se uma referência para os criadores croatas. Em 2012, realizou curadoria para Itaú Cultural na Mostra intitulada de Corpo, Memória e Autoria. No cinema participou do filme “Os Brasileiros” de Phelippe Barcinski para TAL – Televisión America Latina e Dream Waves de Gustavo von Ha. Participou como elenco, coreografia e trilha sonora do filme "Canção da Volta" com roteiro e direção de Gustavo Rosa de Moura, Leonardo Levis. Com apoio do IX Edital do Programa de Fomento à Dança, o grupo formou um grupo de estudos, composto por Ana Carla Fonseca Reis, Sonia Sobral e Christine Greiner, entre outros, que se dedicou a investigar formas de sustentabilidade para a dança contemporânea. Em 2014, tornou-se Bacharel em “Comunicação das Artes do Corpo”. Atualmente, gestor cultural da “BASE”, espaço criado em 2015, pelo “Grupo Ana e Ângelo, para ser a base de uma “residência artística”. Em 2011, formou um grupo de percussão ao lado de “Marcelo Jackow, o “Maracatu da Lira” que em 2013 gestou o bloco de carnaval “Arrianu Suassunga” presente oficialmente no carnaval da Cidade de São Paulo. Desde a criação do “Grupo Ana e Ângelo”, Ângelo vem pesquisando formas técnicas e artísticas de somar a produção de “sonoridades” que conversem diretamente com os movimentos do corpo. E atualmente Madureira está totalmente imerso neste processo, resultando em inúmeras trilhas sonoras criadas especialmente para o “Grupo Ana e Ângelo” e coreografias para televisão e campanhas publicitárias.


Esta ação faz parte do projeto “Entre um corpo e outro o vento passa” do Núcleo MIRADA, contemplado com a 25° Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog