Histórico

                       espetáculo Mirada / foto: Tetembua Dandara




Formado atualmente por três artistas graduadas em Dança pela UNICAMP (SP), o Núcleo MIRADA surge em 2010 quando foi selecionado pela Casa das Caldeiras para integrar seu programa de residência artistica “Obras em Construção” Ongoing Artwork Projects. Durante o período de residência artística (junho de 2010 a novembro de 2011) as integrantes - envolvidas no universo artístico e educacional em projetos diversos da cidade de São Paulo - passaram a desenvolver laboratórios de pesquisa artística ligados à dança e à cena que resultaram no espetáculo Mirada. Neste processo as propostas investigativas passaram a ser compartilhadas pelas mesmas. Os procedimentos criativos, desde então, tem sido discutidos, negociados e acordados em diálogos nos quais procuramos expor as necessidades artísticas particulares e encontrar links e estratégias para a criação colaborativa. 
Em 2011, o Núcleo foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna – com o projeto “Epifanias Urbanas” em parceria com a Cia das Atrizes. O mesmo projeto integrou o programa “Ongoing Artwok Projects” – Obras em Construção do Espaço Cultural Casa das Caldeiras..
Em 2012, com o projeto “Silêncios Humanos” Núcleo foi mais uma vez selecionado para o programa de residência artística do Espaço Cultural Casa das Caldeiras, iniciando a trajetória que se desdobrou no projeto Plataforma Cala. Tal projeto foi contemplado pelo PROAC 08/2013 - Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da  Cultura  de São Paulo – para a realização do espetáculo CALA.
CALA estreou dia 29 de agosto de 2014 em Campinas, no MIS – Museu da Imagem e do Som. O trabalho, criado especialmente para espaços não convencionais, esteve em cartaz em locais como: Casa do Povo, Oficina Cultural Oswald de Andrade – São Paulo SP – Oficina Cultural Altino Bondessan – São José dos Campos SP – Oficina Cultural Carlos Gomes – Limeira SP, dentre outros.

Arquivo do blog